O QUE É O MÉTODO MONTESSORI? É DE COMER?

Conheci o Método Montessori por acaso.

Me encantei com a escola infantil do meu filho antes mesmo de saber o método utilizado. Escola FÁBULA em Taubaté-SP.

Fui me apaixonando cada dia mais com a estrutura da escola, com a forma que as “tias” indicavam o caminho da descoberta para o meu filho.

Certo dia, encontrei a diretora Simone, e perguntei qual era o método que aplicavam na sala de aula, pois o Lucas nunca fez birra pra ir pra escola, inclusive ele sempre estava disposto e trazia novidades do dia pra me contar ou mostrar, através das atividades que faziam.

Ela me apresentou ao Método Montessori dizendo que eles buscavam dar as crianças LIBERDADE COM LIMITES e com isso procuravam respeitar o desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Não existiam salas fixas e todos na escolinha se conheciam e interagiam, embora cada turma tivesse uma professora responsável. Não existiam cartilhas e sim atividades que eram adaptadas conforme o desenvolvimento e interesse da turma. Mágico, né?

Método Montessori é o resultado de pesquisas da médica e pedagoga Maria Montessori.

É um trabalho educativo que parte do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato – a criança literalmente vê e sente o tema a ser aprendido.

Método-Montessori

” Essas crianças têm liberdade de escolha durante todo o dia. A vida é baseada na escolha, então eles aprendem a tomar suas próprias decisões. 

Eles devem decidir e escolher por si mesmos o tempo todo. Eles não podem aprender através da obediência aos comandos de outro.”

Maria Montessori 

 

Outra característica muito fascinante deste Método Montessori é que o material didático apresentado pode ser entregue a cada criança individualmente, respeitando o seu tempo e há o ‘sentir após a realização da tarefa’. A criança é o centro desse método, o educador é apenas uma ‘acompanhante’ do aprendizado.

Existe uma espécie de comemoração por cada realização, ou atividade completada da criança.

É possível introduzir o Método Montessori na sua casa
SAIBA COMO AQUI

Association Montessori Internationale (AMI) cita os seguintes elementos como essenciais a uma escola montessoriana:

  1. O ambiente é organizado e atraente.
  2. O ambiente é composto por materiais didáticos e utensílios da vida cotidiana (para fins didáticos)
  3. As classes são agrupamentos de alunos com diferentes idades.
  4. O professor atua como guia, acompanhante do processo de aprendizado e interfere só o necessário.
  5. Material multi sensorial e aprender fazendo são hábitos de aprendizagem.
  6. Cada aluno tem oportunidade de escolher o trabalho (a atividade) que mais lhe interesse.
  7. A ênfase é na aprendizagem ativa e no desenvolvimento social em lugar de memorização, regras e busca de informação para uma única pergunta específica.
  8. O aluno pode trabalhar o tempo que necessite num assunto que lhe interesse, sem que alguém ou uma campainha o interrompa.
  9. O aluno tem o direito de escolher um lugar para trabalhar em vez de um lugar fixo.
  10. A criança tem o direito de escolher se vai trabalhar só ou em grupo e com quem vai trabalhar.
  11. Os alunos são estimulados a ensinarem, colaborarem e ajudarem uns aos outros.
  12. Os alunos têm oportunidade de trabalharem com outros de diferentes idades.
  13. Os alunos demonstram respeito aos professores e ao ambiente.
  14. Todos os adultos demonstram respeito pelo aluno.
  15. A escola encoraja a autodisciplina.
  16. Aprender é o maior prêmio; não existe motivação através de prêmios e reconhecimentos exteriores. Sem exageros, usando sempre o bom-senso
  17. Os alunos tendem a ser calmos, concentrados, felizes (equilibrados). Para isso deve contribuir a postura do educador.

 

Hoje meu filho já com quase 6 anos já não estuda na Fábula, mudei de cidade e não achei uma escola com esse método para continuar seu aprendizado.

Método-Montessori

 

“Uma educação capaz de salvar a humanidade não é uma pequena empresa: envolve o desenvolvimento espiritual do homem, o aprimoramento do seu valor como indivíduo e a preparação dos jovens até
os tempos em que vivem.  “

Maria Montessori

 

Vivemos em tempos em rápida mudança que exigem, acima de tudo, as qualidades do autoconhecimento, da criatividade e da bondade .

O Método Montessori trabalha em sala cinco áreas distintas que se concentram no desenvolvimento da personalidade e do potencial de cada criança:

VIDA PRÁTICA

É onde são desenvolvidas as habilidades de auto-ajuda para que a criança, com o passar do tempo, se torne mais capaz e confiante. As atividades refletem aquelas que podem ocorrer nas casas e ao redor delas. O simples fato de se sujar fazendo um suco de laranja, constrói a coordenação muscular e independência.

As áreas de foco da Vida Prática são: graça no movimento e tarefas cotidianas, preparação de alimentos, cortesia e resolução de conflitos, cuidado de si e cuidado com o meio ambiente.

SENSORIAL

Maria Montessori entendeu que, para que uma criança compreenda verdadeiramente um conceito particular, ela deve interagir com ela através de seus sentidos. A visão, o toque, a audição, o sabor, o cheiro fornecem os meios fundamentais para que o ser experimente o mundo.

As áreas de foco sensorial são: cor, forma, massa, tom, textura, cheiro, temperatura, comprimento, gosto e (no nível primário) os conceitos iniciais de geometria.

 MATEMÁTICA

Montessori desenvolveu materiais para ajudar as crianças a não só entender, mas também apreciar conceitos e regras matemáticas, e descobrir padrões em matemática por conta própria, se envolvendo com matemática de forma divertida e concreta.

As áreas de foco de Matemática são: classificação, comparação e padronização; métodos de contagem; conceitos de sistema decimal e processos matemáticos usando material de sistema decimal concreto; prática de fato de matemática; frações; geometria.

LÍNGUA – IDIOMA

O material desenvolvido por Maria Montessori para ajudar o jovem a entender as regras e a mecânica das artes do idioma, ajuda a criança a descobrir como os padrões de som e símbolo se unem para comunicar pensamentos de uma pessoa para outra.

As áreas de foco da Língua são: fonética, vocabulário, gramática, estudo de palavras, análise de sentenças e composição.

CULTURAL

Maria Montessori viveu duas guerras mundiais e passou a acreditar que o sistema educacional revolucionário que ela descobriu e desenvolveu foi um caminho poderoso para alcançar um mundo pacífico. Os assuntos culturais destacam as realizações da compreensão humana e são projetados não só para despertar e inspirar o amor de cada criança individual aos sistemas naturais do nosso mundo, mas também para ajudá-los a entender e apreciar o papel da humanidade na compreensão do universo.

As áreas de foco Cultural são:  Geografia, Zoologia, Botânica, Ciências Físicas, História, Antropologia, Artes Visuais, Música, Artes Dramáticas e Necessidades Fundamentais da Humanidade

 

Maravilhoso, não é?

Hoje temos a possibilidade de aplicar esse método “inovador” e tão atual, embora a Dra Maria Montessori tenha nascido em 1870 e morrido em 1952, aos seus 81 anos…

Enfim, um tema tão atual com uma proposta ainda inovadora está disponível também para aplicação em nossas casas, com os nossos filhos…

Uma ação real de carinho por vez fará a diferença!

CLIQUE AQUI e Adquira Agora Mesmo o curso “MONTESSORI EM CASA” e faça a diferença que o Mundo precisa através da pessoa mais importante da sua vida – seu filho(a).

Construa hoje o amanhã que você deixará seus filhos(as), criando adultos preparados e conscientes.

Obrigada por fazer sua parte,

Ana Ribaut

DESProcrastine-se

PARE AGORA COM A PROCRASTINAÇÃO